No dia 19 de junho foi comemorado o Dia do Cinema Brasileiro! Você sabe o por quê dessa data ser escolhida?
A data remete ao primeiro dia em que foram feitas imagens a partir da tecnologia do cinematógrafo no Brasil, em 1898. Na ocasião, o cineasta italiano Afonso Segreto filmou as primeiras imagens do Rio de Janeiro a bordo do navio francês Brésili. E assim ‘Vista da Baía da Guanabara’ tornou-se a primeira película do cinema nacional, ainda que não haja nenhum registro oficial sobre sua existência.
São 122 anos do Cinema Brasileiro! Mas infelizmente não é algo que pode ser comemorado por todos. Ainda nos dias hoje as pessoas com deficiência visual enfrentam uma verdadeira saga para assistirem filmes com Audiodescrição no cinema. Acreditamos que o maior desafio seja que diretores, produtores e distribuidores encarem esse recursos de acessibilidade como parte do processo de produção de qualquer filme.
Assistir a um filme com audiodescrição traz benefícios não somente para pessoas cegas e baixa visão, como também idosos, autista, disléxicos e até mesmo videntes, portanto, essa tecnologia deveria ser muito mais valorizada.
De acordo com a MP 917/2019, as salas de cinema do Brasil têm até 2021 para oferecer recursos para pessoas com deficiência visual e auditiva. Com o momento atual que estamos vivendo, resta saber se será a norma será cumprida ou se teremos um novo adiamento…
Qual o filme com Audiodescrição mais legal que você ja assistiu? Deixe sua dica aqui nos comentários 😉
Lei Paulo Gustavo
Se você foi contemplado em projeto da Lei Paulo Gustavo e precisa inserir a audiodescrição no seu projeto, entre em contato.