Da série: coisas óbvias que não precisariam ser ditas, mas que a maioria das pessoas ainda não entende. Sim, pessoas que não enxergam assistem Netflix. Mas por quê falar disso agora?
Há algumas semanas, a campanha #ImplementaADNetflixBrasil ganhou muita visibilidade nas redes sociais, atingindo pessoas que nunca tinham ouvido falar no recurso. O show de horrores nas redes sociais foi tão grande, que nem vamos publicar aqui, em respeito aos nossos leitores.
Acessibilidade não é uma questão de escolha. É um direito. Atualmente a legislação brasileira obriga que espaços e serviços públicos sejam acessíveis a todos, e essa obrigatoriedade fez com que a demanda por profissionais com habilidades em audiodescrição aumentasse substancialmente. Por isso, decidimos criar capacitações 100% online e com certificado para apresentar e esclarecer quais são as principais características do recurso de AD e de que forma essa ferramenta possibilita que espaços, serviços e produtos (artísticos, educacionais e de consumo) se tornem acessíveis às pessoas com deficiência visual.
No Brasil, ainda existe pouca oferta de profissionais audiodescritores. Por isso, a profissão ainda não é muito conhecida. Mas este mercado está em franca expansão e a procura por profissionais está aumentando. Nós, do Cinema Cego, oferecemos curso de audiodescrição e temos uma metodologia exclusiva, que acaba de ser premiada pela Universidade de Brasília.
O acesso à cultura é um direito de todos, inclusive das pessoas com deficiência visual. E para que empresas invistam mais em acessibilidade (não só no meio cultural, mas em todos os âmbitos de maneira geral) e ajudem a reduzir a desigualdade dentro da sociedade, é necessário que campanhas como essa continuem existindo. A luta vai continuar.
Lei Paulo Gustavo
Se você foi contemplado em projeto da Lei Paulo Gustavo e precisa inserir a audiodescrição no seu projeto, entre em contato.