Em Divertida Mente 2, novas emoções expandiram o leque emocional da protagonista Riley.
E como vocês sabem, absolutamente nada no cinema, é por acaso. As escolhas das cores para cada personagem e emoção relacionada foram cuidadosamente pensadas para refletir as características que cada uma representa.
A cor exerce um impacto profundo em nossas emoções, pensamentos e comportamentos, e no cinema, essa influência se torna uma ferramenta essencial para a narrativa visual.
Em “Divertida Mente 2”, as cores são mais do que uma escolha estética; elas traduzem sentimentos e conflitos complexos de maneira visualmente impactante.
O filme aprofunda a estratégia do primeiro, onde as cores representavam as emoções básicas, explorando novas nuances emocionais conforme Riley amadurece.
Ansiedade
A personagem é laranja, com o corpo fininho, cabelos arrepiados, olhos esbugalhados e uma boca comprida com os cantos virados para baixo. É elétrica, tensa e trêmula, características que constroem a atmosfera de inquietação. A cor laranja é a mistura do vermelho com o amarelo, que são cores quentes. Evoca uma sensação de alerta, representa o nervosismo e a antecipação imaginária de resultados negativos, refletindo um estado de constante preocupação.
TÉDIO
Este personagem possui uma mistura entre tons de azul escuro e roxo profundo. Ele tem a postura de um macarrão mole, com o corpo fino, pescoço comprido e cabelos lisos com franja. Os olhos são semiabertos – como se estivesse sempre sonolento – e o nariz é pontudo. A boca é pequena em formato de meio círculo para baixo e a cabeça está sempre caída para o lado. A cor desse personagem carrega os mesmos significados do azul, mas assim como os oceanos profundos, são mais distantes e frios. Não por acaso, este personagem usa casaco e calça de moletom azul escuro e está sempre de meia. Nesse contexto, exala o cansaço mental, a melancolia e o distanciamento emocional. O personagem é retratado com uma postura molenga, sem ânimo para levantar a própria cabeça, e reflete o desânimo e a apatia.
VERGONHA
Esta emoção é representada por um personagem rosa vibrante, que é maior que todos os demais. Ele é gordo e tem o nariz grande e redondo e usa um moletom cinza que deixa apenas os olhos e o nariz à mostra. A cor rosa evoca a ideia de timidez e simboliza a reação física de ficar com as bochechas coradas quando se está com vergonha, refletindo o desconforto desse sentimento. O tamanho grande desse personagem demonstra a dificuldade de se esconder, mesmo quando quer.
INVEJA
A inveja é representada pela cor verde turquesa, que é a mistura do verde da personagem Nojinho e do azul, da Tristeza. É a menor personagem do grupo, pequenininha, verde e cabeçuda. Ela tem os olhos grandes e pupilas dilatadas que refletem a constante cobiça. Seu tamanho minúsculo simboliza o desejo de ser maior. A cor verde é frequentemente associada a venenos e coisas desagradáveis e representa o desejo, o ciúme e a insatisfação. No caso da personagem, demonstra o desejo pelo que os outros têm e a frustração com isso.
A paleta de cores guia o espectador através das emoções dos personagens, usando tons suaves para momentos de aceitação e cores quentes para emoções intensas como paixão e conflito. Essa escolha de cores permite uma conexão profunda com a narrativa, criando uma experiência visualmente rica e emocionalmente envolvente. “Divertida Mente 2” demonstra como a psicologia das cores é uma extensão da narrativa, falando diretamente ao coração do público e enriquecendo a experiência emocional do filme.
É por esse motivo que é tao importante mencionar as cores na audiodescrição. O que pode parecer somente um detalhe, pode dar pistas de um perigo à vista ou um momento de romance nas próximas cenas.
E você, já assistiu a essa lindeza de filme? O que achou dessas referências?