PSICOLOGIA DAS CORES NO CINEMA – O VERMELHO

Cena do filme beleza americana com a personagem Ângela ao centro, deitada sobre um tapete de pétalas de rosas vermelhas. Ela é loira, tem os cabelos compridos e está nua. Algumas pétalas cobre os seios e as partes íntimas. O vermelho das pétalas destaca a sua pele branca.
Cena do filme Beleza Americana, de 1999.

A “Psicologia das Cores” estuda as diferentes reações do nosso cérebro sob a influência das cores e é muito utilizado no universo cinematográfico.

Os filmes despertam emoções de maneiras que você pode nem perceber. E o uso das cores vai muito além da estética. As cores transmitem sentimentos sensações e mensagens que ajudam a contar a contar a história, ditando o tom e preparando a audiência para o que está por vir.

Para escolher as cores de uma cena é preciso entender a importância delas. Cores diferentes transmitem sensações diferentes ao espectador e podem acentuar a emoção que se pretende transmitir naquele momento, apontando o clima e até mesmo o estado emocional de um personagem.

Cores quentes, transmitem a ideia de calor e geram agitação. São ótimas para ressaltar emoções intensas como desejo, paixão, sensualidade, violência etc.

Já as cores frias, com o próprio nome sugere, são capazes de esfriar uma cena, pois remetem a sentimentos mais introspectivos como calma, passividade, tristeza e solidão.

Existem vários diretores que são conhecidos por caracterizar personagens a partir da paleta de cores.

O vermelho, é uma cor quente que representa sentimentos intensos. O vermelho também evoca ideia de ação, aventura e força, e tem a capacidade de acelerar o ritmo cardíaco e a respiração. Essa cor está muito associada à paixão, ao perigo e também ao poder. Ela pode indicar a sensualidade de algum personagem, assim como violência e raiva.

No filme beleza americana, o diretor criou uma complexa simbologia que explorou a cor vermelha através das rosas, como na famosa cena em que a jovem está mergulhada em uma banheira branca coberta por pétalas vermelhas.

Essa cor está presente em toda a narrativa e ajuda a construir o clima de desejo, luxúria, poder e sofrimento.

Entendendo toda a ciência que existe por trás do uso das cores no cinema, fica mais fácil entender porque é importante dizer as cores quando vamos fazer a audiodescrição de um filme, não é verdade?

Nos próximos posts vou trazer outros exemplos de como as cores são utilizadas no cinema para transmitir diferentes sensações ao público.

Compartilhe:

Mais do Blog

Card com fundo colorido em degradê com o texto: O que você precisa saber com a audiodescrição em projetos de fomento à cultura. Acima, logo Cinema Cego. Abaixo, logo Lei Paulo Gustavo.

Lei Paulo Gustavo

Se você foi contemplado em projeto da Lei Paulo Gustavo e precisa inserir a audiodescrição no seu projeto, entre em contato.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support