Como vocês viram nos posts anteriores, a cor ajuda a contar histórias e por esse motivo é um recurso muito utilizado na criação de filmes.
A cor pode mudar completamente o tom de uma cena e pode ser utilizada para:
1.Provocar reações psicológicas no público;
2.Concentrar a atenção em detalhes importantes;
3.Definir o tom do filme;
4.Representar traços de caráter e personalidade de um personagem;
5.Mostrar mudanças na história.
Hoje vamos falar do ROXO.
Historicamente, o custo do pigmento roxo era muito alto e por esse motivo era utilizado somente por membros da realeza. Talvez isso explique porque esta cor, geralmente, está associada ao luxo.
No cinema, o roxo também reforça a ideia de SONHO, ILUSÃO e FANTASIA. Está associada com a energia sobrenatural do universo, do cosmos e a espiritualidade como um todo. Como o roxo é a mistura do vermelho com o azul, ele também pode transmitir sentimentos opostos, como CORAGEM e MEDO.
No filme Divertidamente (2015), o personagem Medo é representado na cor ROXA.
No filme Avatar (2009), os personagens são azuis, mas o roxo, e suas diferentes tonalidades, estão presentes por todos os lados e transmite a ideia mística e fantasiosa, como nesta foto de Pandora, em que plantas mágicas são retratadas em um tom lilás luminoso, destacando a fantasia dessa floresta encantada.
O roxo também é a cor de uma das joias do infinito, no universo da Marvel. Ela é a joia do PODER INFINITO e compõe a manopla de Thanos, que a propósito, é roxo da cabeça aos pés.