QRCode de Audiodescrição para Exposições de Arte

O que você precisa saber?

Fotografia imagem de um idoso apreciando um quadro em exposição de arte. Logo acima, um qrcode com o texto: QRcode de audiodescrição. Para uma experiência acessível, escaneie o código.

QRCode de Audiodescrição (AD) em exposições de arte: O QUE VOCÊ PRECISA SABER?

Se você é produtor cultural e utiliza verba pública, já sabe que disponibilizar recursos de acessibilidade, como a AD, é um quesito INDISPENSÁVEL à aprovação dos seus projetos.  

Em exposições, o QRCode é a ferramenta com o melhor custo benefício para tornar uma obra de arte acessível às pessoas com deficiência visual. 

Mas para que este código funcione, de fato, como um recurso de acessibilidade, é preciso levar em consideração que o público-alvo são pessoas COM DEFICIÊNCIA VISUAL (cegos e baixa visão). Ou seja, não basta simplesmente imprimir um QRcode junto à ficha técnica se as pessoas (principalmente as cegas) não forem informadas sobre isso. 

As possibilidades para o Qrcode são quase infinitas, se você não disser claramente do que se trata, não vai adiantar.

Vai usar o QRCode de AD? Informe para o seu público que a exposição disponibilizará “Audiodescrição via Qrcode”. Compartilhe claramente esta informação nos banners impressos, no site e redes sociais do projeto. 

Ao imprimir os QRCodes das Obras, garanta que tenham:

1.Indicação de que se trata de um QRcode de Audiodescrição

2.No mínimo, cinco centímetros quadrados (para facilitar a leitura)

3.Borda em alto relevo (para garantir que a pessoa cega possa identificá-lo com o toque e assim apontar a câmera corretamente)

4.Comando de leitura (o que eu utilizo aqui no Cinema Cego é: “Para uma experiência acessível, escaneie o código”. De acordo com a imagem abaixo)

Banner com as especificações de um QRcode de AD. O banner é rosa, com letras brancas e um qrcode ao centro. Acima do código está escrito QRCode de audiodescriçao. Abaixo dele, está o comando de leitura: para uma experiência acessível escaneie o código. A direita, o desenho de uma régua, indicando o tamanho mínimo sugerido de cinco centímetros de altura para a impressão desse código.

As possibilidades para esse código são quase infinitas, se o público não for informado claramente do que se trata, não faz sentido usá-lo. 

E você, tem alguma dúvida sobre o uso do QRCode de AD em exposições de arte?

Se precisar de ajuda nesse processo, fale comigo! Essa é a minha especialidade! 

Compartilhe:

Mais do Blog

Card com fundo colorido em degradê com o texto: O que você precisa saber com a audiodescrição em projetos de fomento à cultura. Acima, logo Cinema Cego. Abaixo, logo Lei Paulo Gustavo.

Lei Paulo Gustavo

Se você foi contemplado em projeto da Lei Paulo Gustavo e precisa inserir a audiodescrição no seu projeto, entre em contato.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support