VOCÊ JÁ CONHECE A AUDIODESCRIÇÃO INTEGRADA?

Fotografia aproximada de uma jovem. Ela usa rédphone e mostra um coração vermelho nas mãos. No centro do coração, o símbolo da Audiodescrição.

A audiodescrição (AD) é um recurso de acessibilidade que foi concebido para tornar filmes, exposições de arte e peças de teatro acessíveis às pessoas cegas.

Nesse modelo tradicional, o audiodescritor precisa ser neutro e não deve fornecer interpretações específicas da história.

A Audiodescrição Integrada não é somente uma tecnologia assistiva para as pessoas cegas, mas umaFerramenta Criativa para aumentar a conexão entre a audiência e o produto.

De acordo com a autora, Louise Fryer, esse modelo incorpora cinco aspectos:

1. Que não seja neutro (mais criativa e subjetivada);

2. Que reflita a visão do diretor (autor);

3. Que seja uma prioridade;

4. Que seja aberta, inclusiva;

5. Disponível para ser ouvida por todos.

A autora explica que nessa nova abordagem, são as descrições que levam a ação, que é descrita pelo próprio ator em cena. Essa mudança de perspectiva abre possibilidades criativas e transforma a AD em uma performance estética, concebida para informar, influenciar e agradar a todos.

Ao ler esse artigo, logo me lembrei daquele comercial “dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim, é o Big M*c!”.

Se pensarmos bem, existem muitas formas criativas de descrever o que é visual. E porque não podemos utilizar a AD como uma Ferramenta Criativa para envolver ainda mais nossa audiência? Seria isso uma vertente do marketing acessível?

A audiodescrição é uma viajem. Que tal levarmos a nossa audiência para um passeio de limousine?

Se você quer saber como utilizar todo o potencial da audiodescrição para oferecer experiências acessíveis muitos mais impactantes, inscreva-se em nosso Curso de Audiodescrição 2.0.

Compartilhe:

Mais do Blog

Card com fundo colorido em degradê com o texto: O que você precisa saber com a audiodescrição em projetos de fomento à cultura. Acima, logo Cinema Cego. Abaixo, logo Lei Paulo Gustavo.

Lei Paulo Gustavo

Se você foi contemplado em projeto da Lei Paulo Gustavo e precisa inserir a audiodescrição no seu projeto, entre em contato.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support